sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Marcelino de Carvalho


Marcelino foi cronista social durante muitos anos em São Paulo, autor de diversos livros e manuais de etiqueta e de gastronomia, e morador ilustre do Edifício Esther, na Praça da República. Tinha uma coluna sobre vinhos no Shopping News e deleitava seus leitores com a descrição dos almoços na "Pensão Humaitá", nome que os amigos davam à casa do historiador Yan de Almeida Prado, participante da Semana de Arte Moderna de 1922, cuja adega era legendária.

Nascido Antonio Marcelino de Carvalho Filho, era irmão mais velho de Paulo Machado de Carvalho, notável por comandar a seleção brasileira de futebol da Copa de 1958. Entre seus parentes mais conhecidos em São Paulo, além do "Marechal da Vitória", contam-se personalidades como seu primo Alcântara Machado (autor de Brás, Bexiga e Barra Funda, entre outros) e seu avô Brasílio Machado (professor de Direito Comercial na Faculdade de Direito).
Embora não seja meu parente próximo - mas muitas vezes aparentado, à distância, como a maioria dos paulistas - julgo de bom-tom lembrá-lo em meu blog.

É a seguinte a ascendência de Marcelino de Carvalho (Silva Leme, GP, Vol. 8, p. 527 et passim):

1. Antonio de Oliveira, cavaleiro fidalgo, primeiro feitor da Fazenda Real de S. Vicente, capitão-mor governador dessa Capitania (1538). Trouxe depois (1542) sua mulher Genebra Leitão de Vasconcelos, com vários filhos, dentre os quais:

2. Mariana Leitão de Vasconcelos, c.c. (Santos) Diogo Arias de Aguirre (*Lisboa), fº de João Martins de Aguirre, c.c. (Lisboa) Isabel de Araújo Barros (fª de Duarte de Barros de Araújo); n.p. de Diogo Fernandes Martinez e de Isabel Rodriguez de Ribera. Tiveram:

3. Mariana de Vasconcelos Aguirre, c.c. Antonio de Aguiar Barriga (*Portugal), governador da Capitania de S. Vicente, pais de:

4. Mariana de Vasconcelos, c.c. Antonio Varejão de Mendonça, fº de Pedro Gonçalves Varejão e de Catarina de Mendonça; tiveram:

5. Maria de Vasconcelos (*Santos – †1755 Guaratinguetá), c.c. seu primo Agostinho Machado Fagundes de Oliveira, adiante, o.a.g.

2. NN de Oliveira, pai de:

3. Domingos de Oliveira Leitão (†1691), c.c. Ana da Cunha (fª de Manuel da Cunha, da Ilha de S. Miguel, e de Catarina Pinto), com:

4. Genebra Leitão de Vasconcelos (†Mogi das Cruzes), primeira mulher de Agostinho Machado Fagundes (†1718), fº de João Machado Fagundes e de Maria Cardines. Pais de:

5. Agostinho Machado Fagundes de Oliveira (†1716 c.t.), c.c. Maria de Vasconcelos, acima. Pais de:

6. Francisca de Vasconcelos, c.c. o capitão José Tavares da Silva (*Ilha de S. Miguel), pais de:

7. Francisco José Machado de Vasconcelos (*Guaratinguetá), capitão em Guaratinguetá, c.c. Ana Pinto da Silva Sais, com a seguinte ascendência:

1. Antão Leme (*Funchal), pai de:

2. Pedro Leme (*Funchal – †3/1600 São Paulo, casa de Brás Teves), c.c. (2ª) Luzia Fernandes, pais de:

3. Leonor Leme (*ca 1540 Óbidos, Portugal – †após 1/1633 São Paulo c.t.), c.c. Brás Teves, pais de:

4. Lucrécia Leme (†1/7/1641 ou 1645 São Paulo c.t.), c.c. seu tio Fernando Dias Pais, pais de:

5. Pedro Dias Pais Leme (†1633, sepultado na capela-mor da Igreja do Carmo), c.c. Maria Leite, pais de:

6. Potência Leite, que casou 1º com Pedro Taques de Almeida e depois com Manuel Carvalho de Aguiar, adiante, o.a.g.

4. Pedro Leme (*1560/70 S. Vicente), c.c. (1ª) Helena do Prado, fª de João do Prado e de Filipa Vicente. Com:

5. Lucrecia Leme, c.c. Francisco Rodrigues da Guerra (*Castelo de Vide, Portugal), pais de:

6. Ana da Guerra, c.c. Domingos de Brito Peixoto (fº de Domingos de Brito Peixoto e de Sebastiana da Silva), pais de:

7. Maria de Brito e Silva (*Santos), c.c. o capitão-mor governador de S. Vicente e de S. Paulo Diogo Pinto do Rego (*Madalena, Lisboa), fº de Antonio Pinto do Rego/Isabel, n.p. de Manuel Pais da Costa (governador do reino de Angola)/Francisca do Rego Pinto e n.m. de Paulo Rodrigues Brandão/Catarina Pais; pais de:

8. Ana Pinto da Silva (*Santos), c.c. André Cursino de Matos (*Cascais), fº do cavaleiro fidalgo José Monteiro de Matos e n. de Antonio Monteiro de Matos. Pais de:

9. Maria Monteiro de Matos, c.c. o sargento-mor João Batista Sais (*Portugal – 1757 S. Paulo, fº de Vicente Sais e de Ana Rosa), pais de:

10. Ana Pinto da Silva Sais (*Santos), c.c. Francisco José Machado de Vasconcelos, 7 acima.

Voltamos ao casal Francisco José/Ana. Tiveram:

8. Sargento-mor Francisco José Machado (*Juqueri), c.c. (1785 Curitiba) Ana Esméria da Silva, cuja ascendência é a seguinte:

1. Baltazar de Morais Dantas, c.c. Brites Rodrigues Anes, pais de:

2. Ana de Morais Dantas, c.c. Pantaleão Pedroso, fº de Estevão Ribeiro Baião Parente e Madalena Fernandes Feijó de Madureira; com:

3. Maria de Morais (†1663 S.Paulo), c.c. (1º) Domingos de Abreu Pereira (†1625 S. Paulo); pais de:

4. Sebastiana Ribeiro de Morais, c.c. Vitor Antonio de Castro Novo (†1658); pais de:

5. Serafina de Morais (†antes de 1686), c.c. o capitão Francisco Barbosa de Aguiar; com:

6. Manuel Carvalho de Aguiar (*Ponte de Lima), c.c. Potencia Leite, retro, pais de:

7. Manuel Carvalho de Aguiar (†1752 S. Paulo), c.c. Francisca da Silva Teixeira (*Santos - †1731),[1] pais de:

8. Isabel Ribeiro de Aguiar, c.c. Antonio Gonçalves Ferreira (*Itanhaém), pais de:

9. Córdula Maria de Jesus (*Santos), c.c. o capitão Salvador Gomes Ferreira (*Tondela, Viseu), com:

10. Ana Esméria da Silva (*Santos), c.c. Francisco José Machado, retro.

Francisco José e Ana Esméria foram pais de:

9. Brigadeiro José Joaquim Machado de Oliveira (†1867 S. Paulo), c.c. Leocádia Câmara Lima, pais de:

10. Brasílio Augusto Machado de Oliveira, c.c. Maria Leopoldina de Souza, fª de Cristóvão Félix do Amaral Gurgel e de Domotila de Souza Amaral. Pais de:

11. Brasília Machado, c.c. Antonio Marcelino de Carvalho, fº de Antonio Marcelino de Carvalho e de Carolina Pinto. Pais de Estela, Paulo, Maria e do segundo:

12. Antonio Marcelino de Carvalho Filho (*ca 1900), "Marcelino de Carvalho", o último gentleman.

[1] Fª do capitão-mor Gaspar Teixeira de Azevedo (*Baião, Porto, Portugal), governador da capitania de S. Vicente e S. Paulo (1697), e de Maria da Silva; n.p. de Manuel Afonso Gaia (*Santos) e de Maria Fernandes Figueira (*Itanhaém, fª de Antonio Gonçalves Figueira/Inês Lamin, n.p. de Antonio Gonçalves/Luciana Tinoco, esta fª do povoador de S. Vicente Francisco Rodrigues Tinoco) e n.m. de Isabel da Ribeira (c.c. 1642 S. Paulo) Domingos da Silva dos Guimarães (*Macieira, Lamego); b.p. de Manuel Afonso Gaia, c.c. (Santos) Maria Nunes de Siqueira (1667 Santos), fª de Pedro Nunes de Siqueira (fº de Antonio de Siqueira e de Vitória Nunes Pinto); b.m. de Amador Bueno de Ribeira e de Bernarda Luiz, e, por Domingos da Silva dos Guimarães, b.m. de Gaspar Fernandes, senhor do morgado do Cativo (fº de Luiz Fernandes de Azevedo), e de Maria Francisca de Castro (fª de Gonçalo de Maçoulas e Castro).

Nenhum comentário: