domingo, 11 de janeiro de 2009

Israel na França carolíngia


A Septimania - atual Languedoc-Roussillon - foi dominada pelos romanos como região ocidental da Gallia Narbonensis até 462, quando passou aos visigodos e a seu rei, Teodorico II.
O duque ou marquês da Septimania Guilherme de Gellone (*ca 755/65 - 28/5/812 Gellone) foi personagem de uma das mais antigas canções de gesta, poesia épica surgida no início da literatura francesa.
Era filho de Alda (ou Aldana) Martel (*ca 734 - 804), esta fª de Carlos Martel e de sua concubina Rotaide. Alda era c.c. Makir Teuderic (*ca 720/30 Babilônia - antes de 804), recebido por Carlos Magno e agraciado com o título de "rei dos judeus". Descendente da linhagem dos exilarcas da Babilônia, iniciada em David (1085 a.C. - †1015?), rei de Judá e rei de Israel. C.c. (10ª) Betsabéia (Bathsheba, Bath-shu'a bat), viúva de Urias, o Hitita e fª de Amiel, o Gilonita; n. de Ahitophel o Gilonita, que se enforcou por não suportar a revolta de Absalom contra David. Entre Makir e David, contam-se 67 gerações.
Dinastias poderosas da região de Narbonne e Carcassonne descendem desse casal Makir/Alda, com nomes como Melgueil, Montpellier, Anduze, Foix, etc.
Famílias portuguesas e brasileiras como os Arruda Botelho, Borges (do Rui Borges), Dantas (de Antas), Cabral e outras trazem ao presente a linhagem de Makir.
Este humilde escriba dista 47 gerações de Makir Teuderic, por diversos ramos.