terça-feira, 26 de junho de 2007

O Profeta Maomé


Maomé (Muhammad Sallalahu Alaihi Wa Sallam ibn Abdullah; *22/4/569 Meca – †8/5/632 Medina), o Profeta, c.c. (595) Khadija bint Khuwaylid, sua parenta. Sessenta gerações separam Maomé de Ismael, fº de Abrão e de Hagar. Fundador do Islã, é considerado um dos principais mestres e líderes religiosos da História.

No Brasil, entre outros, estão em sua linha descendente Gonçalo Vaz Botelho, os Baião, Pascoal Leite Furtado, os Antas (depois Morais Dantas), os descendentes de Rui Borges (pelo casamento com Antonia Teles de Menezes, da linhagem do Profeta), os Soutomaior, os Maia, os Homem d'el-Rei e outros.

Estou a 51 gerações de Maomé, em média. Segundo Mark Humphrys, genealogista e professor de Ciência da Computação na Universidade de Dublin, o Profeta deve estar presente na árvore de todos os habitantes do mundo ocidental. Não que me preocupe, mas parece que existe um salvo-conduto para os descendentes do Profeta.
Quem mata um deles sofre o pior dos castigos ao morrer. (A rainha Elizabeth mandou atualizar sua árvore para mostrar seu parentesco e escapar de eventuais fattwas; a linha dela proviria de Zaida/Isabel, uma das mulheres de Afonso VI de Castela, com quem teve filhos.)