segunda-feira, 27 de agosto de 2007

ANAC, Churchill e o FEBEAPÁ

















Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto), se estivesse vivo, certamente colheria esta pérola para seu "Festival de Besteira que Assola o País", ou FEBEAPÁ. Denise Abreu, de recente, triste e efêmera notoriedade em função dos erros praticados na ANAC, órgão do qual é diretora, e de um charuto que fumava no momento em que o país experimentava um apagão aéreo, declarou que Churchill, este sim fumava charuto e veio de família humilde e nem por isso deixou de ser grande estadista.

Além da absurda pretensão, insinuando que o fato de fumar charuto não a privaria, nem a Churchill, de ser "grande estadista", dizer que o Primeiro-Ministro era "de família humilde" foi demais para meus órgãos dos sentidos, que quase decretaram falência múltipla na mesma hora em função da monumental demonstração de ignorância da História.

Winston Leonard Spencer Churchill (30/11/1874 Palácio Blenheim, Woodstock, Oxfordshire - 24/1/1965 Londres) era neto do 7º duque de Marlborough e herdeiro da família Spencer, que acrescentou o Churchill ao sobrenome no final do século 18.







Ao lado, o humilde lar natal de Churchill, Blenheim, o maior palácio da Grã-Bretanha, construído entre 1705 e 1722 para o 1º duque de Marlborough.



Muitos se lembrarão desse sobrenome em associação com a Princesa Diana, née (como diziam os colunistas sociais) Spencer. Eram primos, embora não muito próximos: elos comuns, além dos Spencer, incluíam o primeiro conde de Uxbridge e Jane Champagne; o 4º duque de Bedford e Lady Gertrude Leveson-Gower; o 3º conde de Sunderland e Lady Anne Churchill (irmã do 1º duque de Marlborough); e o 1º conde de Bessborough e Sarah Margetson. Os príncipes Harry e William descendem de Arabella Churchill, outra irmã do 1º duque de Marlborough, e todos eles - Churchill, Diana e os príncipes reais - descendem de Henrique VIII, por Mary Boleyn.

Espero que outros puderosos do Brasil pensem um pouco mais antes de tentar fazer comparações desse quilate...