segunda-feira, 4 de junho de 2007

"...eu chego a achar Herodes natural"


Esse era o refrão de uma música de Vinícius e Toquinho (Cotidiano). Bem, adoro meus filhos e discordo do poetinha. Mas em termos genealógicos, quem descende do cruel rei de Judá, Herodes o Grande? Para citar apenas um exemplo, 111 gerações separam nosso João Portes d’El-Rei – que se c.c. Juliana Antunes (GP, Vol. VIII, Tit. Pretos, p. 276) de Herodes.

O quadro à esquerda chama-se Mariamne leaving the Judgement Seat of Herod, criado por John William Waterhouse em 1887 e atualmente na Coleção Forbes, em Nova York.

Mariamne "a Hasmonéia" (*57 a.C. – †29 a.C.) foi executada por adultério por instigação de Salomé, irmã de Herodes, e da mãe de Mariamne, Alexandra. (Com mãe assim, quem precisa de cunhada venenosa?)
Ela c.c. (37 a.C.) Herodes o Grande (*73 - č37 – †4/4/4 a.C.), rei de Judá, fº de Antípatro II (†43 a.C.), procurador de Judá, e de Cipro de Petra, de uma eminente família dos arabisos; n.p. de Antipas I, governador de Iduméia; b. de Antípatro I, strategos da Iduméia. Sua família seria descendente de Iduméia, filho de Esaú e de Ada, n.p. de Isaac e Rebeca. De repente, em nossa genealogia, uma história tão antiga e até bíblica recebe contornos personalizados. Quantos de nós não descendem desse casal...

Nenhum comentário: