segunda-feira, 4 de junho de 2007

Paulistas, às armas!



Em 23 de maio de 1932, alguns paulistas morreram durante uma manifestação contra Getúlio Vargas: Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade. As iniciais dos quatro formaram a sigla M.M.D.C., à qual muitos hoje acrescentam um "A" em homenagem a Orlando de Oliveira Alvarenga, que morreu tempos depois.


Dentro de um mês ter-se-ão passado 75 anos desde que os paulistas, num gesto heróico diante do ditador Vargas, puseram-se em armas num movimento constitucionalista (e não separatista, como muitos pensam erroneamente). Meu pai, então com dezoito anos, ajudou seus colegas de Politécnica a montar projéteis para os canhões Krupp de 75mm, como se vê nesta foto tirada em um galpão da Poli (ele está com as mãos apoiadas sobre o projétil):


Orgulho-me muito de minhas fortes raízes paulistas, embora a genealogia mostre quão rasos são os regionalismos ou bairrismos... e encho o peito para dizer que meu pai defendeu a legalidade contra os desmandos de ditadores. A foto abaixo mostra como era o canhão de 75mm da Krupp:

Nenhum comentário: